MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia Química

ENGENHARIA QUÍMICA

CEFET-MG

Informações do Curso

Última modificação: Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Apresentação

A Engenharia Química é uma área da engenharia que se concentra na aplicação dos princípios da química, física e matemática para projetar, desenvolver e otimizar processos químicos e processos industriais. O engenheiro químico é responsável por planejar, supervisionar e executar projetos de produção de produtos químicos, alimentos, combustíveis, materiais e outros produtos.

A duração do curso é de cinco anos, divididos em dez semestres. A grade curricular do curso inclui disciplinas de química, física, matemática, engenharia, administração e economia.

Objetivo do curso

Formar profissionais dotados de competência para solucionar problemas complexos de química (no nível laboratorial) e de engenharia de química (nos níveis de processos e instalações), aliando ferramentas quantitativas a conceitos de termofluidodinâmica, operações unitárias e processos associados às ferramentas de modelagem, controle e gestão, discutidos num contexto humanizado e propício à criatividade.

Perfil do profissional

  • Possuir uma sólida formação técnica, aliada a uma visão humanística, que lhe permita compreender os fundamentos da química desde a escala subatômica até a escala macroscópica/industrial;
  • Capacidade para planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar operações e processos que visem a otimização das áreas de planejamento desde a escala laboratorial às escalas piloto e industrial;
  • Desempenhar funções técnicas e gerenciais na Engenharia Química, em instituições públicas ou privadas de qualquer natureza, empresariais ou não, com ou sem fins lucrativos;
  • Desenvolver conhecimentos e habilidades para coordenar, analisar e elaborar planos para o desenvolvimento de atividades, incluindo o gerenciamento de produtos perigosos, riscos ambientais, propriedade intelectual, levando em conta as influências de fatores econômicos, socioculturais, históricos e ambientais, políticos e tecnológicos.

Campo de atuação

  • Indústrias de transformação de alimentos aos explosivos, da agricultura ao desenvolvimento espacial e da mineração à engenharia genética
  • Estações de monitoramento e tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos;
  • Aterros sanitários;
  • Empresas de gestão da qualidade ambiental e da qualidade gerencial;
  • Laboratório de análises químicas, ambientais e de saúde pública;
  • Cooperativas e Associações.
  • Gerenciar grandes negócios e de serviços
  • Bancos de investimentos
  • Consultoria e assessoramento técnico
  • Serviços públicos técnicos e gerenciais

Formas de Ingresso

Para quem já concluiu o ensino médio e deseja cursar o Bacharelado em Engenharia Elétrica, a forma de ingresso se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Para concorrer a essas vagas, é preciso primeiro prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Alunos regularmente matriculados em instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, e desejam se transferir para o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, podem concorrer no Processo Seletivo de Transferênciaque acontece uma vez a cada semestre. Os que já têm um diploma de graduação e pretendem ingressar no curso mediante processo simplificado, podem participar do Processo Seletivo de Obtenção de Novo Título, também semestral.

Para acompanhamento de editais ou informações acesse a página da Comissão Permanente de Vestibular (COPEVE) e acompanhe as datas e os prazos para inscrições ou ligue para  (31) 3319-7170 / 7171.

Turno: Diurno

Duração: 5 anos

Vagas : 40 vagas semestrais


Mais informações:

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Química

Matriz Curricular

Eixos de Conteúdo e Atividades

Planos de ensino

  • Disciplinas Optativas

Infraestrutura

Regulamentos e Normas

Informações do Semestre Vigente 

Informações dos Semestres Anteriores

ENADE